Sunday 30 August 2009

Camboja: Massacres da natureza e do homem.

O Camboja foi uma surpresa de tirar o fôlego! Nossa primeira parada foi a pequena cidade de Siem Reap, que serve de base para quem quer explorar Angkor Wat. Esta foi a capital do antigo Império Khmer, da época do Rei Suryavarman II, do início do século 12.
O lugar é bastante impressionante! Eles têm uma frase lá que diz que o “Homem destrói a natureza para construir e em Angkor Wat a natureza está tomando de volta o que é dela”.



















Depois de Angkor Wat fomos conhecer a capital do Camboja. Aqui nota-se mais claramente as marcas do Khmer Vermelho, partido cambojano que assumiu o governo em 1975 e instalou um regime de terror, massacrando cerca de 2 milhões de pessoas (de um país de 7 milhões de habitantes) até sua queda em 1979.
Seguindo as marcas do regime, fomos conhecer a Tuol Sleng, uma escola que foi transformada em prisão e centro de tortura durante a ditadura do Khmer. Estima-se que entre 17 e 20 mil pessoas foram presas e torturadas neste local, ainda que o número exato seja desconhecido. Entre as vítimas estavam membros do partido oposto, soldados, acadêmicos, doutores, professores, estudantes, monges, etc.





Grande parte dos prisioneiros da Tuol Sleng foram levados para os Killing Fields, um campo de extermínio onde eles eram enterrados em covas com até 450 corpos. Na entrada do local existe um memorial que guarda 9 mil crânios e roupas desenterradas do campo.







Em 1979 o Vietnã invadiu o Camboja e derrubou o Khmer Vermelho. Hoje o país está em paz e procura se recuperar do terror, mas ficam as cicatrizes.

2 comments:

  1. Que cenário horrendo, hein...
    Eu não dormiria na noite seguinte do camboja... :S
    Beeijo Meu

    ReplyDelete