Sunday 23 August 2009

Megalópoles: Shanghai, Hong Kong e Macau

A chegada em Shanghai foi muito esperada! Nem tanto pela espectativa da cidade, já que não sabíamos muito o que iríamos encontrar, mas pra finalmente colocar os pés em terra firme, fora daquele barco!
A vista da chegada na cidade foi espetacular. Prédios realmente impressionantes, a cidade é muito moderna. Shanghai é a maior cidade da China, e uma das maiores do mundo, com 20 milhões de habitantes e o Porto de Shanghai é, desde 2005 o maior do mundo!



Desembarcamos perto do horário do almoço e demos uma pernada absurda sob um sol de rachar até uma estação de metro pra conseguir ir até o nosso hostel. Aproveitamos o resto do dia pra conhecer a região onde estávamos. No dia seguinte fomos logo cedo conhecer o que tinha pra ser visto na cidade. Fomos ver uns templos e um mercado. Foi interessante ver de perto os mercados chineses e as quinquilharias todas que eles vendem. Os chineses dizem que eles só precisam comprar um produto importado uma única vez, depois disso eles aplicam as habilidades apuradas que eles têm de fazer cópias! Hehehe... São os melhores copiadores do mundo! A gente vai andando pelas ruas e os caras vêm oferecendo: “Copy! Copy! Watch Copy! Glass Copy!” Oferecendo cópias de relógios e óculos de sol de marcas famosas... Também interessante mas frustrante é nos darmos conta de que tudo lá tem dois preços, o preço para os chineses e o preço para os turistas, que pode ser até mesmo 10 vezes maior! Mas ainda assim pode-se encontrar verdadeiras pechinchas em Shanghai.





Depois desta passagem rápida pela cidade, pegamos um trem para Hong Kong. Tá aí um lugar difícil de descrever. Uma cidade em constantes mudanças e fervilhando como não se vê por aí. Infelizmente ficamos pouquíssimo tempo lá. Mas o suficiente para dar uma olhada pelas ruas, achar graça das pessoas tentando vender de tudo, tudo mesmo, desde os mesmos relógios cópia que vimos Shanghai até alfaiates querendo fazer ternos de um dia para o outro. Para os curiosos: Hong Kong, desde 1842 foi uma colônia britânica até que em 1983 foi promovida a Território Independente Britânico e, finalmente, em 1997 foi devolvida para a China. Mas a relação da cidade com o país é complicada. Eles chamam de “Um País, Dois Sistemas”, em que Hong Kong é autônoma em todos os aspectos à exceção de relações exteriores e defesa, que são responsabilidade do governo chinês. Eles têm uma moeda própria, sistema político próprio, e até controle de imigração.









Do ladinho de Hong Kong fica Macau. Da mesma maneira que a vizinha, Macau tem o título de Território de Administração Independente da China. Esta cidade lembra um pouco o Principado de Mônaco, no sul da França e Las Vegas nos EUA. O lugar é riquíssimo, com dezenas de cassinos e hotéis de luxo. Macau foi colônia portuguesa desde o século 16 até ser devolvida à China em 1999, no mesmo sistema de “Um País, Dois Sistemas”, de Hong Kong. A diferença é que no acordo de devolução de Macau foi acertado que a cidade terá administração independente por apenas 50 anos, até 2049, para então voltar a ser integralmente chinesa e Hong Kong não tem prazo. Nós passamos apenas uma tarde em Macau, e foi engraçado ver como as placas nas ruas e os nomes dos estabelecimentos estão todos escritos em português, ainda que a população não fale a língua, que é uma das oficiais da cidade.






2 comments:

  1. demais a fotos! conheço shanghai apenas mas quero muito voltar p/ conhecer hong-kong. Parabéns!!!!
    Felipe
    felipe.saraiva@gmail.com

    ReplyDelete
  2. Muito interessante o blog.Estou indo a Hong Kong no proximo mes e gostaria de conhecer Xangai,gostaria de detalhes sobre o trem que voce pegou.

    Obrigada

    ReplyDelete