Tuesday 4 August 2009

Em Pequim a regra é cada um por si e Deus por todos!

Aqui termina a nossa grande aventura de trem, a Transiberiana/Transmongoliana. Chegamos em Pequim, na China. Desde a entrada na cidade já ficamos muito impressionados com os prédios, os trens e a modernidade que parece que chegou de vez por aqui. É bem sabido que muito disse é decorrente das Olimpíadas de 2008, que foram sediadas na cidade, mas é incontestável que as melhorias são um bom começo para a cidade e o país todo tornarem-se um destino ainda mais popular entre os turistas e um melhor lugar para a população local.

Em pleno sábado, as 11h da manhã, uma visita à Cidade Proibida serve para nos lembrar que a China possui a maior população do mundo! Meu Deus do céu, de onde pode ter saído tanta gente? ? ? E tem mais: As Olimpíadas de Pequim foram no ano passado mas parece que o espírito olímpico ficou por aqui, porque é um tal de empurra-empurra-que-eu-quero-chegar-primeiro que não tem tamanho! Além disso, por causa do sol forte, as mulheres todas andam com sombrinhas, então conforme tu vai caminhando tem que ir desviando pra não ter um olho furado!





Mas nada que acabe com nosso bom humor, afinal, vamos conhecer a China! Assim, depois de enfrentar a fila quilométrica, conseguimos entrar na Cidade Proibida! O lugar é muito lindo mesmo. A história é que o complexo de 980 construções (entre templos, alojamentos, e etc.) foi construído em 1420 e serviu de residência para os imperadores da Dinastia Ming e da Dinastia Qing (que somam juntas quase 500 anos!). Desde 1925 o lugar virou um museu e foi aberto ao público que até então não fazia idéia do que esperar ver, já que nem mesmo era permitido que se construíssem prédios mais altos que o muro do complexo para que não se pudesse enxergar lá dentro.



Quando se pensa em China, o tipo de arquitetura que vêm a cabeça é com certeza este aqui, com os prédios vermelhos, telhados dourados e muitos detalhes em azul e verde. A harmonia entre os caminhos e os jardins também é impressionante. Por todo lugar tem fontes com peixes e uns pequenos prédios que eles chamam de halls. Ah, cada edifício desses tem um nome sugestivo, como por exemplo “Hall da Suprema Harmonia” “Palácio da Pureza Celestial” “Palácio da Tranqüilidade na Terra”.



Em frente à Cidade Proibida fica a Praça Tiananmen, onde ficam vários prédios importantes. Entre eles está o Mausoléu do Mao Tsé-Tung, o herói nacional que tem o rosto impresso em todas as notas de dinheiro chinês. No mesmo estilo do Mausoléu do Lênin em Moscou, a gente pega uma fila quilométrica pra passar em um mega-sistema de segurança e daí entrar num prédio por uns 30 segundos e ver o corpo do cara. Olha, na Rússia eu até acreditei que o corpo era do Lênin mesmo, mas o Mao tava com uma cara muito encerada... Sei lá... Além disso, eu li que quando o Mao morreu e foi encomendado ao médico dele que arrumasse uma maneira de conservar o corpo que iria a exposição, ele tratou de fazer também uma réplica do corpo em cera que existe até hoje. Dizem que todos os dias depois que o Mausoléu é fechado a visitação o corpo é colocado de volta em uma câmara fria, onde está também a réplica, então vai saber se é verdade ou não... Mas parece que isso não tem importância nenhuma, afinal, o pessoal lá venera o cara mesmo, e muitas pessoas vêm de muito longe só para ter o privilégio destes 30 segundos que eles jamais esquecerão...



Do outro lado da Cidade Proibida fica o Parque Jingshan, num morro, com uns templos e uma vista lindíssima da Cidade Proibida O parque é bem gostoso para uma caminhada, logo na entrada tinha um grupo de senhoras fazendo uma aula de aeróbica no gramado, hehehe... Fomos subindo até chegar bem no topo, fizemos um lanchinho e tiramos umas fotos.



Outro ponto muito visitado em Pequim é o Templo do Paraíso. Mais um parque, este bem grande, com diversas construções e seus significados super elaborados. Este parque também serve como local de lazer para a comunidade. Vimos lá pessoas jogando cartas, peteca, cantando, fazendo malabarismos e essas coisas de final de semana. Não podia deixar de postar uma foto que tirei do Filipe, fazendo pose de Kung Fu, ficou ótima! Hehehe...





E falando em templos, conhecemos rapidamente também o Templo Lama, um dos mais importantes e antigos templos budistas tibetanos existentes. Ele é composto de vários templos pequenos e fica em uma parte bem central da cidade. O pessoal vai lá pra orar mesmo, não é tão um ponto turístico. Vimos lá uma estátua do buda de 18 metros esculpida em um único pedaço de madeira (está, inclusive, no livro dos recordes de 1993).





Também fomos conhecer o Zoológico da cidade. adoramos ver os Ursos Pandas, que nenhum de nós nunca tinha visto ao vivo! Por outro lado foi muito triste ver as condições em que vivem os animais. As pessoas não têm o mínimo respeito, jogam comida (pedaços de pão , bolachas e até salgadinhos), e o pior, jogam lixo, muito lixo, tudo pra dentro dos espaços dos animais. Ficou até difícil de enxergar o leão, por exemplo, em meio a tantas e tantas garrafinhas de água... A administração do parque deveria ser mais rígida quanto à fiscalização e penalidades para quem faz esse tipo de coisa.







Dentro do parque zoológico mesmo pegamos um barco que seguiu por um canal até o Palácio de Verão, a antiga casa de retiro do imperador e sua família. Este é hoje mais um parque, só que um pouco mais afastado do centro da cidade e muito, muito grande. O lugar é lindíssimo e dá pra fazer diversas atividades por lá. É todo cortado por rios e lagos, com ilhas e tudo mais que se têm direito!







Em uma das noites que passamos na cidade fomos assistir um show de acrobacias! Nossa e como os chineses são bons nisso! Foi espetacular! As meninas são tão pequenas e levinhas que os caras jogam elas muito alto e elas viram cambalhotas no ar enquanto seguram uma tigela com os pés. Rodam sombrinhas de ponta cabeça com os pés também e tudo mais que se pode imaginar de um circo chinês. Até 12 mulheres em cima de uma só bicicleta em movimento elas empilharam! Uau...



Impressionante mesmo é o Parque Olímpico construído para as Olimpíadas de 2008! Os estádios, ginásios e a infra-estrutura em geral é de cair o queixo! Estivemos lá em um domingo e a avenida que cruza o lugar estava fechada, assim, tinha centenas de pessoas passeando, empinando pipas, andando de bicicleta e demais programinhas de domingo, uma delícia!







E por aí terminou nossa visita a cidade de Pequim, o último dia foi reservado para um passeio que nos levou até um trecho da Grande Muralha da China! Das opções disponíveis resolvemos conhecer a parte chamada Mutianyu, que não é a mais perto da capital e nem a mais restaurada, para evitar as multidões e ver mais ou menos como a coisa realmente era quando foi construída. Seguem detalhes no próximo post.

2 comments:

  1. Pequim parece ser mto legal!
    Incrível que tu falou que tem muita gente em Pequim... tudo bem, até acredito, mas vocês usaram photoshop ou pediram para elas não aparecerem nas fotos?

    Muito interessante aquela foto das garrafinhas d agua! eu acho até que vi um leão ali! hahaha
    brincadeira à parte, isso é um absurdo né!?

    beijo -_- (carinha de chinês!)

    ReplyDelete
  2. nossa, que construções lindas! a habilidade chinesa, como sempre, é impecável (tirando o trato com os animais). Zài jiàn Tamy (:

    ReplyDelete