Friday 21 August 2009

Japão dos Templos, Jardins e Castelos

Na quarta-feira pegamos um Shinkansen até Kyoto. Os Shinkansen são os trens-bala do Japão, eles começaram a operar em 1964, quando já chegavam a velocidade de 210km/h, em 1996 estes trens já chegavam a velocidade de 443km/h e em 2003 começaram a operar trens que bateram o recorde mundial de 581km/h. Eu não sei exatamente a que velocidade estávamos a caminho de Kyoto, mas que a paisagem passava muito rapidinho pela janela, ah, ela passava!



Próximo a Kyoto, fomos conhecer a cidadezinha de Himeji, famosa pelo castelo mais impressionante do país, o Himeji-jo. Construído em 1533, foi lar de 48 lordes (um de cada vez) e suas famílias. O castelo tem cinco andares de fortificações e mais três andares menores, todo cercado de muros e fossos, realmente impressionante.









Porém, o auge do passeio de Himeji foi o Koko-en, os jardins que ficam ao lado do castelo. Difícil descrever a beleza dos jardins japoneses, cortados por lagos povoados por carpas coloridas, cachoeiras, varandas, caminhos de pedra, lindíssimo. Só vendo mesmo para conseguir sentir o clima... Espero que as fotos consigam mostrar um pouquinho da beleza do lugar:















No dia seguinte fizemos mais um passeio, desta vez até a cidade de Nara, a primeira capital do Japão. O passeio foi por uma área da cidade chamada Nara-Koen, um parque onde vivem cerca de 1200 veados. E eles são tão dóceis que as pessoas alimentam eles, tiram fotos, brincam sem medo ou sem eles fugirem! Eu mesma fiz umas brincadeiras e tirei umas fotos, hehe...





Dentro deste parque fica o Templo Todai-Ji, cujo hall principal é o maior prédio de madeira do mundo! Isso que ele tem hoje apenas dois terços do seu tamanho original... Lá dentro tem uma das maiores estátuas do mundo, um buda de bronze, do ano de 746 com 16m de altura, 437 toneladas de bronze e 130 quilos de ouro!







Finalmente, no último dia em Kyoto, fomos conhecer a cidade. Pra se ter uma idéia da riqueza do lugar, ficam aqui 17 Patrimônios Culturais da UNESCO, mais de 1600 templos budistas, que, dizem, estão entre os mais bonitos do país. O Kiyomizu-Dera, o primeiro que visitamos, foi construído em 798, e fica no meio de uma floresta, no alto de um morro, com uma vista muito bonita da cidade.











Conhecemos também o parque do Palácio Imperial da Cidade, no coração de Kyoto, onde as pessoas vão para caminhar, correr, fazer pic-nics, jogar bola e praticar outros esportes.
Interessantes também são as ruas de Kyoto, estreitas, cheias de casinhas de madeira e lojinhas de souvenir e doces típicos japoneses.





A última parada do Japão foi Osaka, uma cidade grande, comparável a Tóquio, onde passamos a última noite antes de pegar o navio do Japão de volta para a China, desta vez mais ao sul, desembarcando dois dias depois na cidade de Shanghai.

3 comments:

  1. É quase inacreditável ver estas construções tão antigas e de madeira!!! Como não são atacadas por cupins?!!! Os jardins nos deixaram sem fólego, fanstástico, ficamos a suspirar por eles e a sonhar com algo semelhante... Aguardamos os próximos capítulos...
    Grande beijo para vocês...
    Marlene e Ana

    ReplyDelete
  2. Shuxu....
    ce parece uma formiguinha perto dos templos!
    O Filipe deve ter ficado feliz com os peixes ao alcance das maos....

    Bjooss

    ReplyDelete
  3. oi sou uma fã da cultura japonesa adorei as imagens um dia também irei conhecer a cidade NARA que é linda na verdade sou uma otaku fã de anime e mangá por isso adoro o japão gostei das imagens muito kire ou seja lindo ^^

    ReplyDelete