Tuesday 4 August 2009

A Grande Muralha da China

Disseram que a Grande Muralha da China é a única coisa construída pelo homem que pode ser vista da lua! É mentira! Hehehe... Isso é lenda. Um astronauta chinês mesmo deu a declaração dizendo que o planeta é lindo lá do alto, mas que a muralha não pode ser identificada. Se formos pensar bem isso é meio lógico, senão qualquer construção uniforme, como uma longa estrada, por exemplo poderia ser vista. A largura da muralha varia entre uns 4 e 6 metros a altura entre 5 e 8 metros de somente, então não tinha mesmo como enxergar ela da lua, independente do seu comprimento. Conforme os cálculos de cientistas, olhar para a Muralha da China da lua, considerando a sua largura e a distância da lua para a terra seria o mesmo que olhara para um fio de cabelo a 3km de distância!



Depois de ter acabado com a crença de infância de todos vocês, hehe, afirmo que a Muralha é sim incrível, algo que de maneira nenhuma poderia ser deixado de lado em uma visita à China! Esclarecendo mais alguns detalhes: não, a muralha não é como uma cerca que percorre a fronteira do país todinho, é uma série de longos muros, espalhados pela região norte apenas, construída, destruída, reconstruída e expandida desde o século 5 a.C. até por volta do século 16 d.C. Ela tem cerca de 6.700km de extensão linear, mas dizem que se forem somados os outros trechos espalhados chega-se a cerca de 8.851,8km no total. No auge do seu funcionamento, durante a Dinastia Ming cerca de um milhão de homens trabalhavam na proteção da muralha, e outros dois a três milhões morreram em sua construção no decorrer dos séculos.



Levando em consideração a distância e a popularidade (o número de turistas visitantes) de cada trecho acessível da muralha, decidimos visitar a parte chamada Mutianyu – cerca de 1 hora de viagem e não muito popular por não ter sofrido profundos trabalhos de restauração. Esta foi uma ótima escolha! O lugar estava relativamente vazio (considerando que estamos na China...) e conseguimos tirar fotos onde nem aparecem pessoas no fundo! Este trecho da muralha tem pouco mais de 2km de extensão e fica no topo de uma cadeia de montanhas. Pode-se subir de teleférico, mas decidimos ir a pé até o topo. Foi cansativo mas gostoso caminhar pela trilha que sobe em meio a uma floresta. Depois percorremos a muralha por cima, desde a torre 6 até a torre 8 e de lá descemos até o carro de volta.







O passeio valeu muito a pena, é realmente impressionante ver de perto as coisas de que sempre ouvimos falar e a Muralha sem dúvida é uma delas.

4 comments:

  1. Muito legal, mesmo, Meu!!
    Impressionante!
    Certamente ao ver a muralha da China, eu choraria, como quando vi a Cordilheira dos Andes!
    hehehe
    Beijoo

    ReplyDelete
  2. Puxa!!! achei que dava pra ver ela da Lua! que sem graça!

    Mas deve sim ter sido muito legal caminhar sobre a história!
    Bjo Tamy!

    ReplyDelete
  3. É....foram-se minhas crenças de infancia....
    hehehehe

    Que lugar barbaro! Lindissimo!!!

    Bjos

    ReplyDelete
  4. As fotos nos revelam detalhes da história que a gente não pode deixar de se perguntar: "como é que o homem pode fazer estas coisas?!"

    Aguardamos anciosas e felizes pelas cenas dos próximos capítulos, com vocês vamos descobrindo e "vendo" um mundo que só conhecíamos através dos livros de história... assim contado por vocês é muito mais real e próximo...

    Abraços,
    Marlene e Ana

    ReplyDelete