Saturday 4 July 2009

São Petersburgo, Rússia

Chegamos na Rússia!
Tá, agora é só pegar o onibus 13 e descer na Estação de metrô mais próxima ao aeroporto e de lá pegar o metrô até o hostel.
Simples, né? Na verdade não. Na Rússia, além de só se falar russo, eles escrevem em Cirílico. Alguém aí já tentou ler em cirílico? Pois é, devagarinho a gente já tá conseguindo identificar umas letrinhas... Mas quando se chega no país não tem nem como conseguir ler na parada a direção em que o ônibus está indo!
No final das contas conseguimos nos achar e achar o hostel. Largamos nossas tralhas e já fomos logo dar um passeio.
Para os curiosos: São Petersburgo, que já foi chamada, também, de Petrogrado, em 1914-24 e de Leningrado, em 1924-91 (quando Lênin morreu) e só com o final da União Soviética, em 1991 voltou a adotar o seu nome original, foi fundada no início do século 18 por Pedro, o Grande, que construiu ali uma fortaleza para defesa contra os suecos durante a Guerra do Norte. Depois de ganhar a guerra, Pedro transferiu a capital de Moscou para cá, em 1709. A partir daí foi uma beleza, até que, em 1917, por causa da Revolução Russa e da guerra civil que se sucedeu, os bolcheviques transferiram a capital de novo para Moscou. Nos anos que se seguiram a cidade entrou em uma gradativa decadência. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha, no que chamaram de Operação Barbarossa, cercou Leningrado (tradução literal de “Cidade de Lênin”) por 900 dias, (nov/1941 – jan/1944) quando morreram cerca de 1 milhão de pessoas, a grande maioria de frio, fome e doenças.
São Petersburgo é hoje a segunda maior cidade da Rússia (com 4.6 milhões de habitantes), e a quarta maior em território da Europa (atrás ainda de Moscou, Londres e Paris). Cortada pelo rio Neva e por diversos canais, há quem a chame de “Veneza do Norte” (nada a ver, hehehe). Da mesma maneira que Riga, na Letônia, o Centro Histórico de São Petersburgo também constitui patrimônio mundial da UNESCO.
Nossa estadia na cidade foi de dois dias apenas, durante os quais percorremos os principais pontos a pé mesmo, e dá-lhe pernada! Conhecemos o Hermitage, que é um dos mais importantes museus do país. Ele é, na verdade, um complexo com diversos museus, e o prédio principal, o Palácio de Inverno, com 1.057 salas (!), foi fundado no século 18. Também interessante é a Coluna de Aleksander, em frente ao palácio, com um anjo no topo que comemora a vitória russa sobre Napoleão em 1812. Visitamos também a Igreja do “Salvador Sobre o Sangue Derramado”, dessas típicas russas, que mais parece bolo de aniversário de criança. A Catedral Kazan, que mais parece uma miniatura da Basílica de San Pietro, no Vaticano e a Catedral de Santo Isaac. No dia seguinte fomos conhecer a tal da Fortaleza de Pedro e Paulo, que foi o motivo da fundação da cidade. A verdade é que a fortaleza que foi construída para proteção durante a guerra do Norte contra os suecos só foi finalizada quase 80 anos após o término da tal guerra, e mais de 60 anos depois da morte de Pedro, o Grande que ordenou a sua construção. Talvez melhor assim, porque não é preciso ser expert no assunto pra observar que ela não tem muito de “fortaleza”, mais parece uma vila em uma ilhota, com um muro medíocre na volta.
A impressão que fica é de que São Petersburgo é uma cidade cheia de personalidade. São marcantes os contrastes. Resquícios da época da União Soviética e a modernidade que chega com tudo, me intriga como estará a cidade daqui a 50 anos.
Vamos ver então, que tal a nossa próxima parada: Moscou.



Estátua em homenagem a Pedro, o Grande




Catedral Kazan





Catedral de Santo Isaac





Igreja do "Salvador Sobre o Sangue Derramado"




Coluna de Aleksander



Palácio de Inverno, do Hermitage

6 comments:

  1. oi primaaa..parece loucura tudo isso que você faz, mas pode ter certeza de que muitos gostariam de fazer tbm...
    muito boa ideia do blog, pode ter certeza de que vou estar sempre acompanhando..assim conheço um pouco mais da historia de cada lugar..ehehehe

    façam uma otima viajem!!!bejos

    ReplyDelete
  2. agora entendi pq parecem bolos de criança....
    =D

    Adorei as fotos e as curiosidades flor!

    beijos proces

    ReplyDelete
  3. Pois eh Tammy, eu tbm estou ateh hoje tentando ler em cirilico, mas tah dificil viu?! nem mesmo tendo um ''marido russo'' ajuda com essa lingua simbolica.

    Eu quero sua opiniao a respeito da russia depois, quero saber a opiniao na vista de um brasileiro, pois em breve vou embarcar nessa viagem tbm...e ir me acostumando com a cultura eslavica.

    As fotos estao magnificas, vou acompanhar de pertinho....beijao guria e sempre lembre de dizer por ai: ''Priviet, kak dela?'' ''poka'' e ''haracho'' *eu nem sei como escrever, mas sei a sonoridade...hahaha...ура!
    Есть Счастливого пути!

    ReplyDelete
  4. Haja mímica e imaginação pra se comunicar!

    bj

    ReplyDelete
  5. NOSSAH TO DE QUEIXO CAIDO ISSO TUDO É D+ ADOREI VOU ENTRAR SEMPRE...:)

    ReplyDelete
  6. daiane me adi ta bjsss24 March 2010 at 20:16

    clara_datys2daiane@hotmail.com

    ReplyDelete