Friday 17 July 2009

O mais antigo e profundo lago do mundo

Foi em Irkutsk que meu corpo sentiu de verdade as mudanças de fuso-horários. Apesar de termos passado 52 horas – muito bem dormidas – dentro do trem, chegado no hostel as 5h30 da manhã e tendo ido dormir mais um pouco até umas 8h, eu não consegui levantar da cama. Aqui em Irkutsk estamos 5 horas a frente de Moscou, e mais 3 horas a frente de Londres. Assim, quando acordamos as 8h para o meu corpo eram na verdade meia-noite. Tive que ficar na cama até perto do meio-dia, pra então sair pra passear pela cidade.
Saímos e logo achamos um restaurantezinho simpático para almoçar. Era um buffet por quilo! Eu nunca mais tinha visto um buffet por quilo desde que saí do Brasil! Comi bastante beterraba! Ai que saudade que eu tava de beterraba! A culinária russa até que se saiu bem comigo, que sou super chata com comida... Tinha também uma lasanha vegetariana, ai ai... dá até água na boca de lembrar.
De barriga forrada, fomos seguindo pela orla do Rio Angara, que cruza a cidade e desemboca no Lago Baikal. O rio é muito bonito, mas a orla está bem suja, cheia de pedaços de garrafa quebradas e lixo em geral. Ainda assim avistamos duas focas brincando na água, em meio a arbustos. Fomos seguindo até uma praça, onde as pessoas todas estavam curtindo o solzinho do final do dia e tomando sorvete. Aproveitamos para praticar as nossas habilidades mímicas e comprar um sorvete também. Demos mais uma volta, vimos mais uma das incontáveis estátuas do Lênin que tem espalhadas por este país e voltamos para o hostel.



O passeio em Irkutsk não foi dos mais longos, mas é bem verdade que não tem muuuuuito pra ver aqui, mas mesmo assim a cidade é bastante movimentada. Isso porque é a parada mais próxima para quem vai visitar o Lago Baikal, 60km daqui.
No dia seguinte fomos para Listvyanka, vilarejo à beira do lago. Este foi um dos pontos altos da viagem até agora! Não dá pra chamar de cidade, é apenas um vilarejozinho à beira do Lago Baikal. Resume-se a uma avenida ao longo da orla e três ruelas perpendiculares a esta. O nosso hostel ficava em uma destas ruelas, uma caminhada morro acima de cerca de 1km. Lá no alto ficava o nosso chalezinho, uma graça, todo de toras de madeira, com cordas entre as juntas, imagino que para ajudar a isolar do frio do inverno. Da nossa sacadinha tínhamos uma vista linda do lago.



Aliás, um pouquinho a respeito do Baikal: Ele é o mais antigo lago do mundo, e também o mais profundo. Em sua extensão de norte a sul mede 636km e tem um formato que lembra uma banana, assim, em sua parte mais larga mede apenas 60km. O lago se formou por causa do afastamento das placas tectônicas (e eu que achava que aquelas chatíssimas aulas de geografia nunca serviriam pra nada...), e a tendência é de que ele fique cada vez mais profundo e vire o quinto oceano do mundo, separando o continente asiático ao meio. Enquanto isso não acontece ele carrega o título de Lago Mais Profundo do Mundo, com 1.637km! Não é à toa que só aqui no lago fica quase um quinto de toda a água doce do mundo (não congelada), isso é mais de que os “Grandes” Lagos Americanos todos juntos!



Deixando um pouco pra lá os dados científicos, o lago por si só já é algo fenomenal. A água é tão tão tão limpinha, (são 40 metros de visibilidade, mas chega de dados... hehehe...) de um azul de ficar impressionado. Fizemos um passeio de barco de uma hora e passamos por penhascos lindíssimos, e, lá no meio das árvores e pedras tinha um pessoalzinho acampando, que inveja... hehe...



Nós passeamos também pela orla e colocamos os pés na água, mas isso foi uma experiência nada agradável. A água é tão gelada que parece que estão fincando agulhas na nossa pele, sem noção...



Então resolvemos comer um peixe que compramos ali do outro lado da rua, que fica sendo defumado ali mesmo, na hora. Comemos sentados num murinho, na beira do lago, com as mãos mesmo, uma delícia!






Só mais uma coisinha: Não se aplica a nossa viagem, já que estamos em pleno verão, mas não posso deixar de comentar que no inverno toda a superfície do lago congela, e o gelo chega a um metro de espessura, quando pode-se caminhar, patinar, andar de trenó puxados por cachorros e até mesmo dirigir um carro!

2 comments:

  1. oi, tamy!
    parabens atrasado pelo niver!
    e falando em comida, terça jantei um estrogonofe
    perfeito... lembrei de ti... hehehe.
    abraço.

    ReplyDelete
  2. "Aproveitamos para praticar as nossas habilidades mímicas e comprar um sorvete também."
    jesus, como se faz pra escolher um sabor? "Moço,
    um sorvetóvsky de limãozóvsky, por favor?" hehehe
    beijos Tamy! saudades

    ReplyDelete