Friday 3 July 2009

Riga, na Letônia

Finalmente, depois de uma correria danada pra acertar os últimos detalhes, na madrugada da última quarta-feira deixamos Londres definitivamente para a nossa Big Trip pela Ásia.
Mas a viagem começou pelo Leste Europeu. Voamos para Riga, na Letônia, pelo simples fato de que era mais barato do que voar direto para São Petersburgo. E não é que a cidadezinha acabou se mostrando uma surpresa muito agradável?
Para os curiosos: A Letônia, junto com a Lituânia e a Estônia, formam os Países Bálticos. Foi parte da União Soviética até 1991, quando declarou a sua independência. E, em 2004, entrou para a União Européia. A partir daí a economia do país está crescendo de maneira surpreendente, tanto que em 2004-05 foi o país com maior crescimento econômico de toda UE.
Riga é a capital da Letônia e a maior cidade dos Países Bálticos. Mesmo assim ela ainda preserva um ar de cidadezinha do interior, com pouco mais de 726 mil habitantes (em 2006). Cortada pelo Rio Duina, pode-se fazer um passeio gostoso pela orla, depois conhecer tudo o que se espera de uma cidadezinha do Leste Europeu: o centro antigo, a prefeitura, a catedral, o castelo, a praça e, não poderia faltar, um museu sobre a ocupação soviética.
Chegamos em Riga e já fomos logo descarregar as nossas mochilas no hostel. Bem que na descrição de como chegar no lugar eles diziam que era um pouquinho difícil de achar. Na tentativa de pegar um atalho acabamos meio que, vamos dizer assim, nos perdendo um pouquinho. Caminhamos, talvez, três vezes mais do que deveríamos ter caminhado para voltar ao ponto de partida e encontrar o hostel a uma quadra dali. Mas nada que fosse estragar o nosso humor, hehehe...
Estava um dia lindo e logo fomos passear pelo centro antigo. Conhecemos todos os pontos de maior importância. A cidade está especialmente bonita nesta época, com os jardins floridos e bem cuidados. Fomos também ver a catedral, que é um dos símbolos da cidade, famosa pela sua torre em espiral. No final do dia na volta para o hostel passamos pelo mercado onde compramos uma caixa de morangos, uma delícia!
Acordamos as 3h50, já que tínhamos que estar no aeroporto as 5h, para o nosso vôo das 7h. Com as mochilas nas costas descemos para procurar um taxi. Daí... imagina uma chuva forte, mas assim, uma chuva absurdamente forte, daquelas que alagam Porto Alegre todinha! Pois bem, trocamos os tênis por chinelos, colocamos nossas capas de chuva e pulamos pra fora do hostel a procura de um taxi. Chegamos no aeroporto ensopadinhos. Mas isso também nao iria estragar o nosso humor! Quando parecia que o pior já havia passado, fomos chamados para embarcar, e observamos que havia, talvez, mais umas 20 pessoas na sala de espera. Parece que este não é um trecho muito utilizado. Embarcamos em um Fokker 50, que mais parece um ônibus com asas, onde cabem 52 pessoas e mais a tripulação. Ai ai ai e essa chuva que não passa...
No final das contas o teco-teco pousou em São Petersburgo e estamos sãos e salvos, ufa!


O Museu da Ocupação Suviética e a Catedral ao fundo

Catedral



Jardins

4 comments:

  1. Mas que lindoooo...e que sufoco hein??!?!?

    muitos beijos

    ReplyDelete
  2. Bahhh.. momentos de fortes emoções!

    ReplyDelete
  3. Opa. Estou indo para São Petersburgo no final do ano e estou procurando formas baratas de visitar a Europa. Só encontro passagens de avião caríssimas entre São Petersburgo e Riga. Vocês sugerem alguma empresa de low cost? Existe trem que cumpre essa rota?

    Enfim, a forma mais barata que você lembrar ter viajado entre Riga e St. Peters. Obrigado.

    ReplyDelete
  4. Oi! A letônia é o meu sonho de consumo para viagem... É muito caro ir para lá? Beijos.

    ReplyDelete