Thursday 24 September 2009

Superlativos na Ásia: Cingapura e Kuala Lumpur

Mais duas cidades grandes em poucos dias: Cingapura e Kuala Lumpur (capital da Malásia). Sem muito de espetacular, aqui vai uma descrição rapidinha e umas fotinhos:
Cingapura é uma “Ilha-Cidade-Estado”, ou seja, uma cidade que sozinha já forma um país e fica em uma ilha. Juntamente com Mônaco e o Vaticano são as últimas cidades-estado existentes no mundo, mas, ainda assim, Cingapura é consideravelmente maior que as outras duas (710,2km2, 2km2 e 0,44km2, respectivamente).
O que impressiona mais na cidade é a limpeza. Não se vê um lixinho sequer no chão! Uma coisa esquisita é que não se vê também muitas pessoas caminhando nas ruas. Não sei se isso se aplica mais a região por onde andamos, mas parece que ta todo mundo dentro de shoppings (ele tem muitos) ou indo de carro pra algum lugar.
Um dos grandes orgulhos da cidade é a sua super enorme roda-gigante! Eles têm a maior do mundo! Isso mesmo, maior do que a conhecidíssima London Eye. A “Singapore Flyer” mede 165m de altura, enquanto a inglesa é 30 metros menor.



Ah! Eles têm também a maior fonte do mundo! Ou pelo menos dizem que tem. Ela recebeu o título no Livro dos Recordes Guiness no ano de 1998, eu não consegui descobrir se alguém construiu alguma maior depois. Vai entender essas coisas... Os asiáticos têm disso, querem sempre construir os superlativos, gostam de recordes.




Fora isso, a Marina Bay, e a orla do Rio Cingapura são um gostoso passeio. Ficamos sentados observando os barcos passarem até anoitecer. Aí as luzes se acendem e fica tudo mais bonito!








Kuala Lumpur, a capital da Malásia foi nossa próxima parada. A cidade é uma típica capital asiática. Tem uma população de 1.6 milhões de habitantes (mais ou menos o mesmo que Porto Alegre).
Mais uma vez vemos um superlativo na Ásia: As Petronas Twin Towers, (tenho certeza de que reconhecerão os prédios na foto), construídas em 1998, medem 451,9 metros de altura em 88 andares e eram os prédios mais altos do mundo até 2004, quando foram ultrapassados pelo Taipei 101 em 57,3 metros. Mas, com muito orgulho eles ainda enchem o peito para dizer que elas continuam sendo as Twin Towers (dois prédios gêmeos) mais altas do mundo!







De qualquer forma o Taipei 101 não deverá sustentar o título por muito tempo pois em dezembro deste ano está prevista a finalização da Dubai Tower, que medirá impressionantes 818 metros de altura! Pra terem uma idéia de comparação, o prédio mais alto da Europa (em Moscou) mede 268 metros, o mais alto de Londres mede 244 metros de altura, o mais alto do Brasil mede insignificantes 170 metros!
Fomos conhecer também a Merdeka Square, tradução literal de Praça da Independência, que pareceu o outro grande atrativo da cidade, mas impressionantemente não tinha quase ninguém por lá! Seguem as fotos:







Da Malásia seguiremos até a cidade de Tiruchirappali, no sul da Índia, quase a reta final da viagem!


1 comment:

  1. Se eu fosse pra Cingapura eu dormiria d dia e viveria d noite.... pq a noite eh mto mais psicodélica do q o dia!

    e o bom d tirar foto em Kuala Lumpur é q não tem ninguem pra estragar a tua foto! imagina se tem alguem la atras fazendo careta! :/

    ReplyDelete