Sunday 11 October 2009

Nepal: O Teto do Mundo

Lá na Argentina, no mirador do Aconcágua, pico mais alto das Américas, tem uma placa que diz que se descartarmos a cadeia do Himalaia, aquela seria, sim, a montanha mais alta do mundo! Eu tentei descobrir a localização do Aconcágua em um ranking das montanhas mais altas do mundo, encontrei uma lista e ele nem mesmo aparece nela, isso porque ao longo da cadeia do Himalaia existe mais de uma centena de montanhas mais altas que o Aconcágua! E não é pouca coisa: Enquanto o Aconcágua mede 6.962m de altura, o Everest, este sim o mais alto do mundo, mede 8.848m, e todas as 100 montanhas que encontrei listadas medem mais de 7.200m. Chega a parecer engraçado comparar o “nosso” Aconcágua com aquelas montanhas daquele lado de lá...
A nossa passagem pelo Nepal, que juntamente com a província do Tibet, na China, são chamados de “O Teto do Mundo”, foi de uma semana apenas, mas conseguimos ver o suficiente por uma vida! Somos, o Filipe e eu, apaixonados por montanhas, elas nos fascinam. Sendo assim, que lugar melhor do que o Himalaia para satisfazer nossa vontade de observá-las?
Desembarcamos em Kathmandu, a capital do país e passamos por ali dois dias, passeando, visitando os templos e bazares e planejando qual a melhor maneira de nos aproximarmos o máximo possível da cadeia.











Descobrimos que, há seis horas de viagem de ônibus da capital fica a cidade de Phokara, de onde poderíamos ver de perto a cadeia do Annapurna (Annapurna I 8.091m, Annapurna II 7.939, Annapurna III 7.555m, Annapurna IV 7.525, Machhapuchhre 6.997m e Hiunchuli 6.441m). A cidade por si só já é um passeio super agradável. Ficamos no primeiro dia sentados à beira do Lago Seti tentando enxergar alguma montanha ao fundo, mas as nuvens teimaram em não ir embora (também descobrimos mais tarde que as montanhas ficava pro outro lado... hehehe).











Na manhã seguinte acertamos com um taxista de pegarmos a estrada às 5h para subir até a vila de Sarangkot, no topo de um morro e de lá assistirmos de camarote o sol nascer sobre a cadeia.



Foi um espetáculo que aplaudimos de pé! Sensacional! As fotos refletem pouco da beleza e exuberância que tivemos a oportunidade de ver de perto. Realmente de tirar o fôlego e não consigo achar mais palavras para descrever uma experiência que ficará pra sempre marcada em nossas memórias!









De volta a Kathmandu, ainda sedentos pelas montanhas descobrimos uma outra maneira de observá-las de perto. Compramos passagens para um vôo de 1h de duração, em um aviãozinho bimotor (dezesseis passageiros em duas filas de 8, todos sentadinhos nas janelas do que mais parecia uma van com asas!). Decolamos às 7h, logo depois do nascer do sol e voamos em direção ao gigante de todas as montanhas. A aeromoça foi ótima, ela ia passando, passageiro por passageiro e apontando pela janela as montanhas e as descrevendo (altitude, um pouquinho da história e curiosidades).















Nem preciso dizer que os queixos caíram ao avistarmos o Everest, com seus imponentes 8.848m de altitude, ao longe no horizonte... As montanhas do Himalaia são todas enormes, grande parte acima dos 8.000m de altura, mas quando se olha para o Everest, as demais parecem marolas naquele mar de pedra e gelo, e lá vem o tsunami!



Mesmo depois de décadas de tentativas, a primeira expedição a alcançar o cume do Everest aconteceu apenas em 1953, e a primeira ascenção sem auxílio de oxigênio em 1978. A mais jovem pessoa a escalar o pico foi a menina sherpa (nativa local) de 15 anos, Ming Kipa, e o mais velho, Min Bahadur Sherchan, de 76 anos. Apa Sherpa, outro nativo, foi a pessoa que alcançou o pico mais vezes, 19 até maio deste ano. Até o final de 2008, cerca de 2.700 pessoas já alcançaram o topo do Everest (muitas delas por mais de uma vez), e já morreram na montanha por volta de 210 pessoas.
Alguns turistas não tão experientes contentam-se a fazer um trekking até o Campo Base da montanha apenas. Chegamos a cogitar esta possibilidade que imediatamente descartamos ao descobrir que a caminhada leva de 15 a 21 dias! É só para os que já têm um mínimo de experiência, quem sabe um dia...
E foi aqui que terminou nossa aventura pela Ásia. Com certeza ficou muita coisa por ver, muita coisa que merecia um pouco mais de atenção, mas estamos muito satisfeitos com nossa primeira abordagem ao continente, quem sabe um dia nos aprofundaremos um pouco mais. Mas isso fica para um próximo blog, hehehe...
O plano agora é fazer um rápido pit-stop no Brasil e já seguir na estrada (desta vez literalmente, de carro) pela nossa América do Sul, mais uma terra fascinante, cheia de maravilhas e surpresas a serem descobertas! E lá vamos nós!

4 comments:

  1. Acredito q o Everest tenha sido o "ponto alto" da Ásia...
    hahaha

    q pena q acabou! mas q bom q a Tamy voltou!

    ReplyDelete
  2. Bom dia,
    Meu nome é Wéverton Siqueira e te escrevo de www.trivago.com.br para lhe falar do novo jogo para o Natal trivago. Acho que pode ser muito interessante para você e para os leitores do seu blog, por isso eu achei que você pode publicar alguma coisa.
    A fim de entregar a maior quantidade possível de presentes neste Natal e ajudar os internautas a visitar novos lugares em 2010, a rede social trivago criou um concurso online no qual mais de 200 noites em diferentes hotéis serão dados neste Natal.
    Todos os prêmios são estadias em hotéis, pelo menos, duas noites com o café da manhã. Aqueles que quiserem participar só precisam escrever uma opinião em www.trivago.com.br a partir do dia 3 de dezembro até o dia 24 de dezembro. A opinião pode ser de um hotel, monumento, restaurante em todo o mundo.
    Para cada dia do jogo será sorteado um hotel, por cada opinião escrita o usuario ganhará um cupom para participar do sorteio do dia e também de todos os sorteios seguintes até o final do jogo. Quanto mais opiniões escritas, mais números para o sorteio vai ter, tendo assim mais chance de ganhar. Por exemplo, se você escrever uma opinião em trivago hoje sobre o seu restaurante favorito, não só vai participar no sorteio para o prêmio dado hoje, mas para todos os prêmios a serem distribuídos até 24 de dezembro. E você poderá ganhar mais de uma vez, ou seja, conhecer vários lugares no Brasil!
    Para garantir a imparcialidade na seleção dos vencedores terá sobre os resultados do sorteio de uma vez. Os números de todos os participantes será postada no fórum oficial da competição antes do sorteio.

    O Jogo está disponível online em várias plataformas trivago internacionais. Especificamente no Brasil estão disponivéis quartos em hotéis em diferentes cidades em torno do país. O painel com todos os hotéis e os ganhadores serão também encontrados na página oficial da competição: http://www.trivago.com.br/static.php?&sid=2033&tld=br
    Para participar basta escrever uma opinião: http://www.trivago.com.br/index.php?&screen=%2Fscreenform.php%3F%26pagetype%3Dopinion

    Para qualquer questão pode escrever um e-mail para info@trivago.com.br ou weverton.siqueira@trivago.com.br


    Aguardo retorno
    Um abraço e agradeço sua atenção.

    ReplyDelete
  3. Olá !
    Sou um viajante, turista profissional, escritor e colunista de jornal. Estou escrevendo um livro sobre viagens com a idéia de poder ajudar as pessoas com consultoria de viagens. O livro já está registrado ( não publicado ), porém decidi por continuá-lo devido alguns roteiros que pretendo concluir. Já tenho uma coluna no site mais abaixo no jornal PARANÁ ONLINE.
    Também publiquei um texto no jornal Gazeta do Povo do Paraná ) e a Revista Panorama do Turismo já divulgou meu blog na última edição de junho/2010. Estou querendo ampliar a divulgação, pois tenho convicção que será o livro de maior incentivo ao turismo que já existiu, com vários roteiros interessantes e dicas importantes baseadas em experiências e argumentos contundentes de que viajar não é só para ricos e sim para aqueles que se esforçam e vêem o mundo como um só, com a possibilidade de cultura e conhecimento ao contrário do consumo materialista avassalador que temos na sociedade. Destaco que viajar é opção de vida, despreendimento e coragem com mensagens positivas para aqueles que sonham em viajar ou ir a um lugar distante, pois a única coisa que ninguém lhe tira são as lembranças. Afinal, quem não gosta de viajar ?
    O problema é que muitas vezes as pessoas ficam presas em certos paradigmas pessoais a serem quebrados. Tudo isso aliado a um alerta ao que os seres humanos estão fazendo com nosso planeta.

    Acredito que vai gostar das minhas idéias e publicações. Convido-o(a) para visitar o site e no blog. Se achar conveniente, vou adorar receber seu comentário. Suas idéias, elogios ou críticas são importantes para mim e se puder me passar alguma dica ou indicação com relação a uma futura possível edição, apoio ou divulgação da idéia, também agradeço muito. Trocar idéias e informações é muito importante.

    Embaixo do site nas publicações sempre encontrará a data da próxima publicação e o título. E mais abaixo também estão as últimas publicações passadas ... sugiro que leia todas para entender a intenção deste livro que incentiva as pessoas a conhecer nosso planeta.

    Se acessar meu blog, vai ver que já tenho alguns PARCEIROS ... que divulgarão meu blog em seus respectivos sites também, se topar o mesmo é só me avisar, assim quando acessarem um já tem acesso ao outro, ok ?
    Fico à disposição.
    Grande abraço, paz e boas viagens !
    MARCELO KASPRZAK
    www.parana-online.com.br/canal/viagem-e-turismo
    www.omundoseuviaje.blogspot.com
    omundoseuviaje@hotmail.com

    ReplyDelete
  4. Cara, que visual esse Himalaia. Tenho que tomar vergonha na cara e visitar esse lugar único. Lindas fotos. Valeu.

    ReplyDelete